Cerca de 23 por cento dos exames nacionais do ensino secundário previstos na primeira fase não chegaram a realizar-se por ausência dos alunos inscritos, segundo dados do Ministério da Educação (ME).
Numa análise aos relatórios diários da tutela, constata-se que no total dos 24 exames da primeira fase, entre 16 e 23 de junho, registaram-se 260.743 presenças, menos 78.693 do que as previstas, o que representa 23,1 por cento.
Este ano, mais uma vez, a prova de Física e Química A , que contava com 53.069 inscrições, foi a recordista das ausências em termos absolutos, registando 19.167 faltas por parte de estudantes que optaram por deixar esta prova para a segunda fase.
No exame de Biologia e Geologia , também nuclear para os alunos que querem entrar num curso de Medicina, 17.820 optaram por não comparecer à prova, que contava com 56.615 inscrições.
Nenhuma prova fez o pleno
Pelo terceiro ano consecutivo, nenhuma prova fez o pleno, ao contrário do sucedido em 2007, quando um exame de Francês registou 100 por cento de presenças.
As provas de Português Língua Não Materna, nível intermédio e iniciação, e Francês registaram, ainda assim, uma percentagem de presenças acima dos 93 por cento.
Ainda em percentagem de presenças, a prova de Alemão (continuação-bienal) registou o valor mais baixo: 60 por cento.
Para a primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário estavam inscritos 161.654 alunos, com uma média de 2,2 exames cada um.
As pautas são afixadas a 8 de Julho.
Fonte: Expresso
Devo dizer que fui um dos que não foi à primeira fase de MAT A :X
ResponderEliminarverei hoje a nota de portugues x.x
gosto muito do teu blog ^^
fresco e útil ;D
pois é não estudam durante o ano, depois é o que se vê, se fossem a primeira fase podiam aproveitar muito mais as férias de verão para descontrair e praia, praia e muita praia
ResponderEliminar