segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Tradição do Halloween



Ontem celebrou-se o Halloween, mas a minha questão é: porque estamos nós, portugueses, a celebrar uma tradição americana? Não compreendo.
Nos últimos anos tem-se vindo a celebrar este dia, o dia em que as crianças vão de porta em porta a pedir “doce ou travessura?”, o dia em que os espíritos se juntam e celebram, mas o número tem vindo a aumentar em Portugal. Mas, então, e as nossas tradições? Hoje em dia os portugueses não dão importância às festas populares; ao fado, pois cada vez mais se houve punk (não que tenha nada contra, porque também gosto); a gastronomia, que tem-se deixado de parte as açordas alentejanas e cozido à portuguesa para se passar ao fast food, como as comidas do McDonnald’s; a música portuguesa, entre outros.
Porque é que nós temos de nos mascarar no dia de Halloween, que é tradição de um país do outro lado do mundo e não nossa? Nós temos o carnaval e tem vindo a enfraquecer de ano para ao, para dar lugar a tradições de outros países. Isso faz de nós uns imitadores, com perdão da verdade. O português parece já não querer saber da nossa cultura que esta a ser destruída aos poucos, e se dizem que se está a inovar… por amor de Deus, chama-se “inovar” o facto de adoptar culturas diferentes da nossa? E já agora, aposto que 98% das pessoas que comemoram o Dia das Bruxas não sabem o significado de “Halloween”.
Já agora porque não vamos todos fazer uma peregrinação a Meca? Ou, no dia de ano novo, porque não vamos à Finlândia tomar banhos no gelo? Também é uma tradição de outro país?
Pronto, se querem festejar o Halloween vão para a América, se querem permanecer em Portugal, dediquem-se a Amália Rodrigues, ás festas populares e ao pastel de Belém.

3 comentários:

  1. eu AMO o meu PASTEL DE BELÉM, quem me tira isso tira-me tudo u.u.
    Gosto muito da crónica e gosto também do facto de que realmente o Halloween não é de Portugal, mas sim originário da outra ponta do Mundo. Tenho pena que realmente estejamos a perder muitas coisas, por via destes estrangeirados, mas gosto também de saber, nesta parte não concordo muito contigo, que ainda há gente a ir a festas Populares; Talvez muita gente não vá devido à pressão e ao esforço que estas festas exigem porque não está vida para andar a gastar-se nas festas populares. e vamos masé inovar o que é nosso e não estas coisas estrangeiradas. Eu por acaso gosto de festejar o Halloween, lá está porque sim não tenho uma opinião certa.
    Força para a proxima crónica @

    ResponderEliminar
  2. Ola ,sou brasileiro,tenho 40 anos,e muito orgulho das celebrações populares do meu pais,entre elas estão o Carnaval,e as festas juninas,(São João,São Pedro e santo antonio tradições estas herdadas dos portugueses,e levadas muito a sério no Brasil,em décadas mais e em décadas menos,mais sempre celebradas,mais portugal faz parte da historia do Brasil,agora festejar uma tradição americana,retiradas dos filmes e das series,é demais.no Brasil existe alguns tapados americanizados,que comemoram essa festa guinga,mais fazer oq?isso não tem nada a vez com tomar coca-cola e comer no mac donald,mais sim matar a cultura de um povo.
    Aki em Portugal esta pior,porque estão ensinando nas escolas,para as criancinhas,como aconteceu na escola do meu filho aki no porto,eu achei um abssurdo e disse não.
    Vamos incentivar e regastar a cultura local.
    Haloween e para americanizados secuelados,viva a cultura lusobrasileira.

    ResponderEliminar